Quem é?
Tabata Claudia Amaral de Pontes é deputada federal, ativista pela educação brasileira, astrofísica e poliglota. Ela foi indicada, em 2019, como uma das mulheres mais influentes do mundo pela BBC. Formou-se na Univerdade de Harvard em ciências políticas e astrofísica. Participou de 5 olimpíadas científicas internacionais, representando o Brasil.
Trajetória
Tabata foi criada na Vila Missionária, sendo filha de uma diarista e de um cobrador de ônibus. No quinto ano entrou em contato pela primeira vez com as olimpíadas científicas, ao participar da OBMEP (olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas), conquistando uma medalha de prata. No ano seguinte (2006) conseguiu uma de ouro. Seu alto desempenho acadêmico proporcionou-lhe uma bolsa de estudos no Colégio Etapa, onde passou a estudar no sétimo ano. A partir daí, disparou nos estudos e ingressou na Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo. Começou cursando astrofísica, mas mudou para ciências políticas. Sentia que sua missão era batalhar pela educação do nosso país. Com isso, junto com seus colegas, desenvolveu o MAPA Educação, organização não governamental, cujo objetivo é fazer a educação uma prioridade na agenda política nacional. Todos os jovens brasileiros merecem e deveriam ter acesso a uma educação de qualidade.
Através do estudo, muitas portas foram abertas e oportunidades surgiram. Tabata chegou até a conhecer o ex-presidente norte-americano Barack Obama!
Conquistas Olímpicas:
Quem é?
Bárbara Cruvinel Santiago é uma estudante de Ph.D. de Física na Universidade de Columbia, trabalha no laboratório do Professor David DeMille em física atômica, molecular e óptica, é ativista por direitos imigratórios de estudantes e membra da Coalização de Físicos pela Redução de Ameaça Nuclear.
Bárbara nasceu em Registo (SP), mas morou em diferentes municípios durante sua infância até se estabelecer em Santos.
Aos 12 anos, fez uma prova e conquistou bolsa de estudos no Colégio Objetivo em Santos, começando, a partir daí, sua jornada pelas olimpíadas científicas. Entre suas conquistas nesse meio, destaca-se a IYPT (sigla em inglês para o Torneio Internacional de Jovens Físicos), onde conseguiu medalhas internacionais e tornou-se a única pessoa a compor a delegação brasileira no Irã e na Alemanha.
A partir dessas conquistas, mudou-se em São Paulo para estudar Engenharia Mecânica na Poli-USP. No entanto, ela também foi aprovada para três universidades diferentes nos EUA, tendo assim abandonado-a para estudar Física na Yale University, onde conquistou seu Bacharelato. Durante seus estudos e pesquisas, se envolveu em diversas iniciativas por diversidade e ação social das faculdades de Yale, Boston, Columbia entre outras. Atualmente, trabalha na área de instrumentação astronômica sob uma Fellowship (bolsa acadêmica) da NASA.
Conquistas Olímpicas:
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tabata_Amaral#top-page
https://glamour.globo.com/lifestyle/noticia/2019/03/conheca-tabata-amaral-deputada-que-viralizou-apos-questionar-ministro-da-educacao.ghtml
Página por Letícia Mei. 25 de julho de 2022